quarta-feira, 3 de janeiro de 2018

Criciúma: 20 Videoclipes que Marcaram a Cena (Parte I)

Nós da Urussanga Rock Music elegemos alguns videoclipes que com certeza vocês já devem ter visto ou rolado em mídias sociais pelas bandas da capital carvoeira. É óbvio que faltam bandas, porém é só início do novo projeto de resgatar bandas antigas, fortalecer as novas e rememorar essas nostalgias que mostraram a força musical dessa cidade de mais de 210 mil habitantes. A lista não está em ordem de ano ou de visualizações e sim de forma aleatória.



“Não posso lembrar, não posso esquecer, não posso deixar, deixar de viver”. Com esse refrão fácil, a música “Estação” do Kura figurou nas rádios regionais assim como as outras canções do grupo de rock alternativo. O videoclipe divulgado em junho de 2013 se deu a partir de um prêmio da Soul Produtora por votação popular que o grupo participou concorrendo com outros artistas. A mesma já angaria 2200 visualizações no YouTube.



“Era apenas amor, mas o que surpreendia, é o medo em seus olhos”. A banda de Rock n Roll Antítese já havia feito um clipe da canção “Estátua” e no início de 2016 para o lançamento do novo álbum, os músicos expuseram todo seu inconformismo e revolta com o preconceito frequente na tradicional sociedade brasileira. A letra de “Ser Igual” assim como o clipe nos impulsiona a fazer uma autorreflexão individual sobre o nosso envolvimento de forma coletiva. As 5140 exibições personificam o sucesso que os criciumenses fazem no estado inteiro.



Considerada por muitos como uma das maiores bandas do estado de Santa Catarina, a Prólogo também tem espaço nessa lista por representar muito bem Criciúma na região de São Paulo. A canção “Espelho” difundida em 2012 expõe a luta pela liberdade e também a intensa busca pela verdade. Essa obra novamente remete a Soul Produtora que através de Jeff Dutra pôde exibir cada detalhe do videoclipe que obtém mais de 50 mil visualizações.



O rapper Call Will é um dos grandes artistas carvoeiros, em sua essência enfatiza problemas sociais enfrentados em vários bairros do município além é claro da sua marca registrada “Cresciuma” que fulge como um clássico para os moradores. Na canção, o músico transpassa toda a beleza da história criciumense, seus personagens icônicos importantes para o seu desenvolvimento. O videoclipe traça imagens por toda a cidade e relembra a época antiga o qual o carvão mantinha um poderio econômico na região. Com mais de 7600 visualizações, ela é destaque em nossa lista.



A bela voz da cantora Cibele Mdaui fez com que ela concorresse ao Prêmio da Música Catarinense com o clipe “Distância” em 2014. A canção traz um Pop/Rock, o qual é personificado através da composição marcada por dramas sentimentais e comportamentais. A qualidade das imagens e a paisagem exuberante constrói solidifica mais ainda o trabalho que já conta com mais de 4.500 exibições.



Urussanga na área, apenas como clipe. O cantor e instrumentista Marcelo Gomes com seu projeto Marcelo Gomes Band divulgou no final de 2014 clipe de “Pequena Amostra do Infinito”. Com a fotografia e cenas sendo transpassadas em Urussanga, a música que contém em sua essência traços de Samba, Pop e MPB transmite uma sinestesia e nostalgia acompanhados dos movimentos singelos da atriz Gabriela Salvan. A canção angaria mais de 3.955 visualizações.



A Ornamental sempre manteve a chama do Ska/Reggae acesa com suas canções de cunho sócio-político e existencial. No final de 2012, os músicos divulgaram o seu videoclipe da música “Energias Positivas”, canção esta que enfatiza em vários trechos uma verdadeira “good vibes” o qual expõe uma constante paz interior. O vídeo foi gravado na Praia de Jaguaruna – SC e já alcança mais de 7.500 acessos.



Um dos petardos sonoros dessa lista é a música “Moldado” reproduzida pelo grupo de HC/Metal, Enemy que cada vez mais se consolida na cena. A faixa contém riffs céleres e agressivos além da composição que explana questões sociais como a vida árdua da camada mais pobre da sociedade que mesmo com os empecilhos e perrengues diários conseguem buscar uma motivação para o enfrentamento a seus obstáculos. O clipe tem vários takes que passam em lugares distintos e obteve a direção de Mateus Felipe Gazola.



O penúltimo videoclipe é emocionante e quem traz isso é a banda Underclass. O grupo de Hardcore difundiu o videoclipe “Caçador de Dor” que mostra a linda história do senhor João Thomaz Da Silva, morador criciumense que vive em prol de ajudar os cãezinhos abandonados que perambulam pelas ruas do município. A comovente trajetória do “Homem dos Cachorros” foi exibida em forma de clipe, e casou muito bem com a música que fala de alguém extremamente empático e altruísta capaz de carregar a dor dos outros em si mesmo. Ela já obtém quase 12 mil acessos no YouTube.




Nada mais justo que terminar essa lista expondo “Culturalize”, canção esta que marcou 2017 na capital do carvão. Com um time composto por Geração Sensimilla, Família ZL, Marone Falasha e Call Will que juntos se reuniram para divulgar todo o descaso presente com a cultura. O videoclipe é uma crítica direta para os políticos e todo o governo executivo criciumense que acaba por afundar seus patrimônios culturais em prol de suas políticas pessoais. Essa crise cultural foi movida pelos incêndios em lugares importantes para o município como a Fundação Cultural. “A Cultura pediu ajuda mas não SALVARO, olha a casa ta tudo em cacos...”



0 comentários:

Postar um comentário

DEIXE SEU LIKE

ESTATÍSTICAS